Como católico e amante do Mar, eu vejo cada pessoa como um Skipper numa viagem até ao Céu.
Nessa longa viagem iremos passar por momentos que têm uma especial carga emocional que nos leva a ter vontade e a gritar por uma mudança, ou melhor, por uma transformação tão desejada.
Podem ser datas de aniversário, o fim de ano, datas comemorativas… Qualquer data que nos faça entrar numa auto-observação mais profunda, tem o potencial de gerar o desconforto necessário (diferença entre o que realmente é importante para mim e a importância que estou a dar neste momento) que leva a esta vontade de mudar, ou melhor, de transformar algum aspecto da nossa identidade.
SER uma pessoa mais saudável (vontade de parar de fumar, começar uma dieta, fazer exercício físico), SER uma pessoa comprometida (vontade de começar a namorar ou casar), SER pai ou mãe (vontade de ter filhos), SER uma pessoa mais simples (vontade de destralhar a casa e a vida), SER um líder confiante (vontade de ter mais energia, autocontrolo e equilíbrio)…
Para mim, esta altura do ano faz-me sempre entrar nesse estado de introspecção e em que me permito reflectir se aquilo que mais valorizo está de facto a ter a merecida atenção e se está com a prioridade certa.
No dia 17 de março celebrei 9 anos do meu casamento, portanto, desde que me transformei em marido e homem de família. No dia 19 de março recordei os 8 anos desde que me transformei em Pai.
No dia 20 de março, celebrei 7 anos da criação da Seaventy que me transformou num empresário contribuidor da Economia do Mar. Não me esqueço também que neste dia completam-se 7 anos da morte do meu pai, e portanto celebro 7 anos em que me transformei no filho que vive para honrar a memória do meu pai.
Ontem, dia 8 de abril, celebrei 1 ano que tomei a grande decisão da pandemia de ser coach, e por isso que me transformei num coach de executivos e empresas de alto potencial. E também ontem celebrei 31 anos desde que vi o mundo pela primeira vez, e portanto desde que me transformei no Skipper da minha própria viagem.

Esta é portanto uma altura de profunda reflexão em grandes áreas da minha vida que tem o enorme potencial de gerar a vontade de SER um melhor marido e homem de família, de SER um melhor pai, de SER um melhor contribuidor da Economia do Mar e empresário, SER um melhor filho, de SER um melhor coach e de SER um melhor skipper da minha viagem.
Oxalá esta vontade que agora sinto seja tão grande que me permita transformar realmente numa pessoa melhor, aproveitando todo o meu potencial para criar um maior impacto positivo na minha vida e na vida das pessoas à minha volta.
O que eu desejo para mim, desejo igualmente para si: Que aproveite os momentos mais marcantes da sua vida para reflectir profundamente sobre o que realmente mais valoriza e se está a dar a importância merecida. Prepare-se para um possível e desejado desconforto que tem como propósito levar à vontade de mudar. Ou melhor, à vontade de transformar num Skipper Exemplar que aproveita ao máximo a viagem da sua vida até ao Céu!