A Seaventy em tempos de confinamento – 9 passos (5 a 9)

Mensagem do skipper – 14 maio

No início de abril já todos (incluindo a Seaventy) tínhamos passado as primeiras 4 das 9 fases da transformação, (Inconsciência, Consciência, Choque Emocional e Desconstrução Total), aproveitando da melhor forma este momento único provocado pelo Covid-19.

Desde aí a Seaventy continuou o seu processo de crescimento, evitando a fuga da dor para o esquecimento (Fase da Inconsciência) ou tentando racionalizar as incoerências (Fase da Consciência).

Bastante cientes destes dois riscos, desconstruimos totalmente a nossa empresa com a certeza que para lá do conhecido e da nossa zona de conforto, estaria um destino melhor à nossa espera! E assim decidimos deixar para trás a nossa versão anterior e passámos às fases seguintes da transformação:

5ª – Construção: Após a profunda análise aos pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades (SWOT), começámos o processo de criação de uma nova identidade. Felizmente, reconhecemos que as nossas bases (missão, valores e convicções) eram tão fortes e duradouras que não foi necessário fazer qualquer ajuste. Após a profunda análise SWOT só a visão antiga de sermos a melhor plataforma de acesso ao Mar deixou de transmitir aquela Paixão…

Então começámos por escavar por aí até descobrirmos uma nova visão que respeitasse os 3 critérios do “Conceito-Ouriço” criado por Jim Collins: existe elevada e genuína Paixão? Podemos ser os melhores do Mundo? Tem potencial de trazer elevado retorno financeiro?

E eis que chegámos à Visão que acreditamos que nos vai guiar durante muitos e felizes anos:

Podemos ser a melhor plataforma do mundo de acesso a espaços para eventos e experiências para os Amantes do Mar!

À primeira vista, pode não parecer nada de especial. Mas a este nível (identidade da empresa), qualquer mudança vai reflectir-se nos níveis abaixo: organização, habilidades e capacidades, comportamentos e hábitos, ambiente…

O foco deixa de estar 100% no que está no Mar e passa a estar 100% nas pessoas, que como nós, são Amantes do Mar. Não somos seres marinhos e na vida pessoal e profissional também fazemos eventos e experiências em terra, sempre que o Mar não ofereça melhor solução, utilizando os nossos talentos e a nossa experiência para conseguir os melhores resultados possíveis. É este o espírito da nova Seaventy.

Após esta reinvenção “profunda” na nossa identidade, passámos à próxima fase…

6ª – Choque Mental: É nesta fase que surgem as dúvidas e o medo. Será que a Seaventy é mesmo assim? Será que o caminho é mesmo por aqui? Éramos tão bons naquilo que fazíamos antes do Covid, temos mesmo que mudar? Esta é a fase de colocarmos a nossa nova identidade em questão, reformulá-la, se for caso disso, de garantirmos que o medo se transforma em fé e confiança. Depois de no mês de abril termos explorado a fase 5, agora estamos, sem dúvida, nesta fase de choque.

Para além das questões todas que já nos fizémos, precisamos de si para nos ajudar a explorar esta fase. Depois da sua ajuda através do seu valioso feedback, o medo dará lugar à fé naquilo que somos então nessa altura estaremos em condições de passar à fase seguinte.

7ª – Objectivos e Estratégia: Só sabendo quem a Seaventy é e em que ponto estamos, podemos decidir para onde queremos ir com a toda a segurança e entusiasmo. Usaremos os objectivos como uma poderosa ferramenta de motivação e não como um instrumento que nos utiliza e que nos obriga a esforços desgastantes e frustrantes, muitos deles não ecológicos com o nosso SER. Depois de bem definidos e com uma estratégia clara para os atingir, passaremos então à fase seguinte que acreditamos explorar já a partir do próximo mês – se tudo correr bem…

8ª – Concretização: Já sabemos quem somos. Já sabemos onde queremos estar. Já temos um plano. Não há outra opção que não passarmos para o instituto da ação. Depois das 3 fases mais mentais do processo, chegaremos à fase da concretização. Sem medos, com muita fé no destino, com grande espírito de equipa, a celebrar todas as pequenas conquistas, bora lá seguir o plano rumo aos objectivos propostos com o bom senso, sempre presente, para afinar a estratégia ou até os objectivos, se for caso disso!

9ª – Choque Instintivo: Depois da enorme quantidade de energia que foi necessária para completar a transformação, teremos que estar atentos ao risco do adormecimento. É nesta fase que nos iremos esquecer de todo o esforço que aplicámos neste processo e incorporaremos de forma totalmente inconsciente a nova identidade como algo que sempre fomos. É uma fase necessária porque fecha um processo de transformação e nos deixa disponíveis para um novo processo! Qual será? Logo veremos!

O que importa agora é continuar esta viagem de crescimento para que possamos recordar para sempre da pandemia como a melhor coisa que aconteceu na nossa vida!

Tenho a certeza que o que está acontecer agora com a Seaventy, já lhe aconteceu à sua empresa ou a si em vários momentos-chave da sua vida!

Será este um desses momentos? Se for, desejo-lhe uma excelente viagem e conte comigo para ajudar no que for preciso!

Saudações náuticas,

Bernardo Castro

SEO (Smile Executive Officer)

Compartilhe esse artigo

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Email
Bernardo Castro Coaching

Teste de Personalidade

Bernardo Castro Coaching

Método Azimute

Bernardo Castro Coaching

Foco Total

Precisas de ajuda?